A consultoria Brandirectory atualizou sua lista anual das marcas mais
valiosas do mundo e colocou as maiores rivais do setor de tecnologia no topo.
Assim, Apple e Samsung foram consagradas as marcas mais valiosas do mundo. A
Maçã vale nada menos que US$ 87 bilhões, enquanto a fabricante dos Androids da
linha Galaxy vale US$ 58 bilhões.
Além dessas duas, Google e Microsoft estão logo atrás, mostrando que o
setor realmente sabe valorizar suas marcas. Confira a lista:
1. Apple: a cavalgada da
Maçã até o topo se deu depois que seus dispositivos portáteis, como o iPhone,
tiveram aceitação quase instantânea dos consumidores, colocando os lucros da
empresa, além de seu prestígio, lá no alto (US$ 87 bilhões);
2. Samsung: o mesmo
aconteceu com a Samsung, criadora do Android de maior sucesso até agora, o
Galaxy S3. A empresa viu seu nome valer mais a cada ano por conta do mercado
mundial de dispositivos móveis, o qual domina há algum tempo (US$ 58 bilhões);
3. Google: apesar de a
gigante das buscas ser a verdadeira responsável pelo Android, a empresa chega
logo depois da Samsung na lista. Até o ano passado, a companhia tinha seu nome
no segundo lugar, usurpado pela coreana em 2013 (US$ 52 bilhões);
4. Microsoft: há muito
tempo entre as grandes marcas, a empresa caiu uma posição neste ano, já que a
Samsung resolveu ultrapassar todo mundo, subindo de 6º para 2º. A empresa ainda
tenta emplacar seu mais novo produto, o Windows 8, mas tem enfrentado certa
resistência dos parceiros (US$ 45 bilhões);
5. Walmart: a maior rede
de supermercados norte-americana está na mesma posição do ano passado. Todo
esse sucesso se deve à “cultura do preço baixo” que a marca tenta vender (US$
42 bilhões);
6. IBM: em quarto lugar
no ano passado, a IBM é mais uma grande empresa do setor de tecnologia no top
10. No passado, ela foi uma das protagonistas na popularização dos computadores
pessoais (US$ 37,7 bilhões);
7. GE: não muito
presente no Brasil, a GE tem grande influência em mercados internacionais,
seguindo praticamente o mesmo caminho da Samsung, fabricando os mais variados
tipos de eletrônicos e outros produtos (US$ 37,1 bilhões);
8. Amazon: o portal de
comércio eletrônico que estreou no Brasil há poucos meses conseguiu subir duas
posições de 2012 para 2013. Será que ajudamos? (US$ 36 bilhões);
9. Coca-Cola: maior
fabricante de refrigerantes e outras bebidas ao redor do mundo, a empresa não
para de promover sua marca em todo tipo de mídia. Ainda assim, perdeu uma
posição no ranking em relação ao ano passado (US$ 34 bilhões);
10. Verizon: a operadora
de telefonia móvel norte-americana parece andar muito bem por lá. Será que com
o estado das empresas brasileiras no setor alguma delas conseguiria o mesmo
sucesso? (US$ 30 bilhões).
As marcas brasileiras mais bem avaliadas pela Brandirectory foram os
grandes bancos do país. O Bradesco é o primeiro, ficando em 66º lugar, mas
perdeu muitas posições em relação à 2012, quando estava em 47º. O Itaú segue em
77º, e o Banco do Brasil chegou em 94º mesmo tendo sido avaliado em 132º ano
passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário